Home EDUCAÇÃO Notícias Festival de Cultura Indígena reuniu povos Asurini e Araweté no SESI Altamira

Festival de Cultura Indígena reuniu povos Asurini e Araweté no SESI Altamira

E-mail Imprimir
AddThis Social Bookmark Button

 

festivalindigena 505x180
Quatrocentos indígenas estiveram reunidos na unidade SESI Altamira, entre os dias 29 de junho e 1º de julho, para o II Festival de Cultura Indígena dos Povos Asurini e Araweté. O evento concentrou uma série de atividades como jogos, exposição de acervo cultural, mostra fotográfica e venda de produtos. O evento foi realizado pela Norte Energia em parceria com o SESI e promoveu a aproximação da comunidade local com a tradição das duas etnias.


Participaram 240 adultos e 155 crianças das duas etnias. O evento teve por objetivo fortalecer a transmissão de saberes e fazeres das gerações mais velhas e estimular os jovens a produzir material com possibilidade de sustentabilidade econômica e cultural. “Queremos promover o conhecimento que é desenvolvido pelos indígenas, além de incentivar que as aldeias possam gerar renda a partir dos produtos produzidos por eles próprios”, disse Iasnara Amorim, analista de Assuntos Indígenas da Norte Energia.


festivalindigena2 350x250Foram expostos objetos de cerâmica, saias da tradição Araweté, bancos, capacetes, arcos e flechas, esteiras e patuás. Os visitantes puderam também conhecer as exposições ‘Nossas aldeias. Nossas lideranças’ e ‘O Futuro em Formação’, que mostraram por meio de fotografias as tradições dos povos e a expectativa para o futuro indígena. As crianças indígenas tiveram diversão garantida com as atividades recreativas organizadas pelos professores de Educação Física do SESI Altamira.

No total participaram 40 alunos da Educação de Jovens e Adultos, 16 profissionais do setor de Lazer e 40 alunos do ensino fundamental, que homenagearam os índios com uma dança típica.


“Para nós do Sistema FIEPA e do SESI é uma honra receber esse Festival. Em 2016 a comunidade de Altamira prestigiou o evento e essa se tornou uma forma de sociedade conhecer mais o povo indígena, sua cultura e a beleza da sua arte”, falou Iracy Melo, gerente da unidade SESI Altamira.


festivalindigena1 350x250Tradição – O primeiro festival, realizado em 2016, envolveu 226 indígenas e foi visitado por aproximadamente 3 mil pessoas. A expectativa para 2017 é que alcançar um público de 6 mil pessoas.


O II Festival de Cultura Indígena dos Povos Indígenas Asurini e Araweté pretende ser o elo entre a comunidade urbana e a comunidade da floresta, na busca da promoção cultural material e imaterial indígena, no fortalecimento institucional e na melhora da estima e da cidadania, a redução das distâncias culturais.

 
Follow us on Twitter

Transparencia

Acesso Rapido

 

banner-eletrnico_facebook-SESI-Par


banner site-redes

Publicidade

Banner Eletrônico SESI EAD

 

 

 

 

 


Últimas Notícias

Mais Acessados